terça-feira, 1 de junho de 2010

ESTUDO BÍBLICO - FAÇA O MELHOR NA FAMÍLIA 1 Tm 3.1-16

Amados da UMP Monte Sião,

Existe uma relação muito estreita entre a Igreja e a família. O Apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo chama a igreja de “casa de Deus” (vs.15), isto nos permite fazer uma relação entre a casa do obreiro e a igreja (vs. 4). Isso significa que o obreiro deve governar bem a sua casa para que possa ter autoridade no memento em que for aconselhar outros crentes durante o seu Ministério sobre o rebanho de Deus.

Neste texto há diversas qualificações do obreiro que estão intimamente ligadas ao relacionamento familiar, então, por inferência, entendemos que o trabalho de Deus não pode ser feito em detrimento da família.

Para nosso ensino a Bíblia nos mostra alguns erros grosseiros de servos do Senhor no relacionamento com suas famílias, erros como o de Davi que abandonou a sua casa e a criação dos filhos para dedicar-se a guerra, do Sacerdote Eli que não soube criar e educar os seus filhos e tantos outros que desprezaram suas famílias e lares. Estes são exemplos que não devemos seguir. De forma positiva Deus também nos deu textos como este de Paulo para nos ensinar e servir de modelo para nossas vidas.

Irmãos, o que aprendemos com este texto de Paulo é que a família é uma instituição divina e é nela que desenvolvemos a nossa santidade, porque aquele que serve a Cristo Jesus deve ser espelho de Cristo e o melhor lugar para desenvolvermos esta virtude do Espírito Santo é a nossa casa. Pois é através da família que os servos do Senhor desenvolvem dons espirituais como a paciência, longanimidade, mansidão e a docilidade de tantos outros dons necessários para crescermos como servos.

Portanto a vida Cristã começa em nossas próprias casas, pois é cuidando dos nossos familiares que aprendemos a cuidar dos que pertencem à família do Senhor.

Lembrem-se, está escrito: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (1 Tm 5.8).

Deus abençoe a nossa família.

Um abraço,

Rev. João Luiz Coelho.
(Ex-Seminarista da IP Monte Sião
hoje é Pastor na 1ª IP da Bahia)

Um comentário:

  1. Abençoada Palavra!
    Que o Senhor nos abençoe e nos fortaleça para sermos bençãos em nossas famílias. Assim, a grande Família Monte Sião tb será uma benção.
    Ah, Rev. João, vc faz parte dessa família...é um filho distante...hehe. Deus o abençoe cada vez mais e mais. Bjao pra Lara.

    ResponderExcluir