segunda-feira, 26 de abril de 2010

Devocional - Amor

LEITURA BIBLICA
1 Coríntios 13.1-13
Quem permanece no amor, permanece em Deus (1Jo 4.16).

O Novo Testamento contém várias palavras para descrever o amor. Storge é usada para falar sobre o amor em família. Fileo expressa o amor recíproco entre amigos. Outro termo muito usado, que não se encontra no Novo Testamento, é Eros. Erotismo vem dessa palavra. Ela tinha, entretanto, um sentido mais amplo. Era o sentimento de se “ter aquilo que não se tem”. Para que existisse amor Eros, era necessário que a pessoa despertasse a sensibilidade da outra. Sem esse sentimento era impossível o amor existir. Ele depende, portanto da outra pessoa.
Muitas pessoas só pensam nesse amor, que exige resposta da outra pessoa. E se esta não existir, deixam de amar. Pensam, então, que Deus também tem esse tipo de amor, mas para o amor de Deus o Novo Testamento usa uma outra palavra: ágape. Este é um amor que tem outro sentido. Ele parte da pessoa que ama e não está necessariamente esperando uma resposta. O amor simplesmente existe.
Paulo escreveu em Romanos 5 que Deus derramou o seu amor em nossos corações quando éramos ainda pecadores. A pessoa que tem o amor ágape toma a decisão de pensar amorosamente na direção do outro, sem esperar que haja resposta. Deus amou mesmo quando o seu próprio povo o rejeitou. Portanto, cada pessoa que tem o amor de Deus em sua vida é capaz de amar assim, isto é, de praticar o amor ágape que está derramado em seu coração.
No Novo Testamento encontramos muitas passagens que falam desse amor. No Evangelho de João (13.34-35; 15.12-17) Jesus diz que seus discípulos devem amar-se uns aos outros como “eu os amei”. Segundo João escreveu em sua primeira carta, aquele que ama o seu irmão está na luz e não há nele nenhum escândalo (1Jo 2.10). Pedro instrui os cristãos a amar ardentemente, com coração puro (1Pe 1.22). Vale a pena deixar-se encher desse amor de Deus e passá-lo adiante.
O amor genuíno é incondicional e sacrifica-se em favor das pessoas ao redor.

Devocional retirada do Pão Diário 12
Autor: JG

3 comentários:

  1. Q mensagem! Seria muito bom se não vivêssemos no mundo do "cada um por si", mais infelizmente as pessoas andam egoístas demais... Falta Deus no coração e atitude nas ações. Eu faço um exercício diário... Procuro tratar as pessoas como eu gostaria de ser tratada... Confesso q é difícil, pois muitas vezes sou ignorada, mas outras vezes é compensador. Melissa

    ResponderExcluir
  2. Wil, amei a foto da abertura! Manda pra mim! Vou colocar no meu orkut.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Me faz lembrar de uma música:
    IMPRESSIONANTE É SEU AMOR...O AMOR DE DEUS É IMPRESSIONATE.

    Querido visitante do nosso blog, se vc já conhece esse amor, glória a Deus por isso. Mas, se não...não bobeia hein...esse amor é a razão de viver...
    Que Deus abençoe ricamente sua vida e venha nos visitar, agente vai ficar mto feliz de te contar mais desse IMPRESSIONANTE AMOR DE DEUS!

    ResponderExcluir